Informações selecionadas sobre as novidades e tendências do cenário corporativo

img

Empresas de médio e grande porte tem até o dia 30/05/2024 para realizarem o cadastro no domicílio judicial eletrônico

O domicílio judicial eletrônico desenvolvido pelo CNJ em parceria com o PNUD e a FENABRAN, tem como objetivo agilizar e centralizar as citações, intimações e demais comunicações de processos encaminhados pelos tribunais de todo o Brasil, destinadas a pessoas jurídicas e físicas através de um endereço judicial virtual.

saiba mais →
img

Quem deve fazer a declaração de Imposto de Renda em 2024?

A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é a ferramenta governamental para acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando impostos a mais ou a menos que deveriam. Assim, anualmente, os contribuintes devem prestar contas à RFB para informá-la sobre os seus rendimentos durante o último exercício.

saiba mais →
img

CNJ aprova norma para extinguir execuções fiscais de até R$10 mil

CNJ aprova norma para extinguir execuções fiscais de até R$10 mil

saiba mais →
img

Decisão favorável aos contribuintes: Afastamento da Cobrança do IRPJ e CSLL sobre crédito presumido de ICMS – benefício fiscal.

Decisão inédita e favorável ao contribuinte, proferida pela 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, para determinar o afastamento da cobrança do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre benefício fiscal de ICMS, instituída pela MP 1.185/2023, convertida em Lei 14.789/2023.

saiba mais →
img

A EMPRESA PARA QUEM EU FORNEÇO ENTROU EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL E AGORA?

Quando uma empresa entra com pedido de RJ, a Lei determina que ela apresente a relação dos credores, que conterá, entre outras informações, o nome do credor, o valor atualizado do crédito e a origem da dívida.

saiba mais →
img

PGE-SP PUBLICA O PRIMEIRO EDITAL DO ACORDO PAULISTA – O NOVO PROGRAMA DE TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA

No dia 07/02, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo publicou a regulamentação e o primeiro edital do programa Acordo Paulista, instituído pela Lei Estadual nº 17.843/2023, que visa incentivar a regularização dos contribuintes e aumento de arrecadação.

saiba mais →
img

O STJ julgará, sob a sistemática de recursos repetitivos, o direito ao creditamento de PIS e COFINS em casos de reembolso do ICMS – ST.

Os Ministros do STJ decidirão se o contribuinte substituído na cadeia pode creditar os valores que paga ao contribuinte substituto a título de reembolso pelo recolhimento do ICMS-ST na compra de mercadorias para revenda.

saiba mais →
img

Decisão pró contribuinte: Não incidência de PIS e COFINS sobre os benefícios fiscais de ICMS

Os contribuintes estão conseguindo afastar a incidência de PIS e COFINS sobre os benefícios fiscais de ICMS, por meio de decisões judiciais.

saiba mais →
img

Recupera Santa Catarina: Governo Estadual lança postergação de ICMS para empresas atingidas pelas chuvas

O governo estadual implementará uma medida de ajuda aos contribuintes afetados pelos desastres naturais em outubro, oferecendo a opção de adiar o pagamento do ICMS.

saiba mais →
img

Direito aduaneiro: contribuintes penalizados passam a contar com a possibilidade de recurso administrativo em casos de perdimento de mercadoria

A Lei 14.651/2023 introduziu a possibilidade de recurso administrativo em segunda instância nos casos de perdimento de mercadorias. Isso representa uma melhoria em relação à situação anterior, em que a pena de perdimento era reconhecida em única instância.

saiba mais →
img

Crédito fiscal sobre incentivos de ICMS: MP revoga conceito de subvenção de investimento

MP revoga conceito de subvenção de investimento e cria crédito fiscal sobre incentivos de ICMS

saiba mais →
img

Os possíveis impactos da reforma tributária no setor de serviços

Caso levada a efeito nos exatos termos em que foi aprovada pela Cãmara dos Deputados, a Reforma Tributária teria diversos impactos na economia como um todo, principalmente no setor de serviços. Dentre os principais pontos que merecem atenção, destacam-se:

saiba mais →
img

Controladoria Jurídica – O Poder da Gestão Estratégica

A Controladoria Jurídica é uma área que une conhecimentos jurídicos e habilidades em gestão, trazendo inúmeros benefícios para os escritórios e departamentos jurídicos. Com ela, é possível alcançar uma gestão mais inteligente, eficaz e orientada para resultados.

saiba mais →
img

Recuperação Judicial – Superando a crise

A recuperação judicial tem como principal objetivo viabilizar a superação da crise econômico-financeira do devedor, visando à manutenção da atividade empresarial e dos benefícios sociais e econômicos gerados, como: manter e gerar postos de trabalho, circular bens e serviços, gerar riquezas e recolher tributos, importantes também para o custeio da máquina pública.

saiba mais →
img

Proteção da Marca Empresarial: A Importância do Registro de Marca

Registrar uma marca oferece uma série de vantagens e proporciona segurança jurídica para uma empresa ou empreendedor. Ao registrar uma marca, a empresa obtém exclusividade sobre o uso desse sinal distintivo, o que impede que terceiros utilizem ou copiem a marca sem autorização.

saiba mais →
img

Estratégias para Redução da Carga Tributária

A notória complexidade tributária e os altos encargos de conformidade fiscal no Brasil são reconhecidos internacionalmente. Em 2017, um relatório do Banco Mundial classificou o Brasil em 181º lugar entre 187 países avaliados em termos de facilidade tributária. Empresas brasileiras, em média, dedicam 1.958 horas anuais para cumprir suas obrigações tributárias.

saiba mais →
img

Impossibilidade de Mitigação dos Créditos de PIS e COFINS Sobre o ICMS

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS tem gerado debates sobre a possibilidade de restringir créditos da mesma natureza, dentro do sistema não cumulativo destas contribuições.

saiba mais →